Passagem aérea sem segredo: tudo o que você precisa saber

Em muitas viagens, a passagem aérea é uma das maiores parcelas do custo final. Que tal aprender mais sobre o que você precisa fazer ao comprar a sua?

A compra da passagem aérea para sua viagem dos sonhos pode parecer difícil, principalmente se for a sua primeira vez. Mas não precisa ser assim: nesse post, vou te ajudar a entender o que você precisa fazer para garantir uma boa compra.

Essa vista está a uma passagem aérea de distância.
Umas das vistas mais lindas do mundo é pela janelinha de um avião.

Vamos começar pelos conceitos básicos da passagem aérea

Preciso de passaporte e visto?

Depende. Para os países do Mercosul, brasileiros podem viajar apenas com o RG, então basta que seu documento esteja em boas condições. Para outros países, o passaporte será necessário.

Já o visto muda muito de país para país, por isso é sempre importante pesquisar as exigências do destino para onde você planeja ir. Alguns países também vão exigir carteira de vacinação internacional. Uma rápida busca no Google durante o planejamento te ajuda a entender qual a documentação necessária antes de comprar a passagem aérea para o lugar.

Como funcionam as escalas e conexões?

Em boa parte das vezes, a passagem com o melhor preço não será um vôo direto ao seu destino, contando portanto com uma escala ou conexão.

No caso da escala, o avião vai pousar em outras cidades antes do destino final para embarque e desembarque de alguns passageiros ou para reabastecer. Neste caso, você não pode sair da aeronave. Quando se tratar de uma passagem aérea para um vôo com conexão, todos os passageiros obrigatoriamente precisam desembarcar, pois haverá troca de aeronave ou até mesmo de aeroporto.

Quando pesquisar pela sua passagem, verifique sempre o tempo de conexão. Os buscadores costumam informar para facilitar sua vida, uma vez que os horários das passagens aéreas respeitam sempre o horário local de cada aeroporto de partida/chegada. Se for necessário trocar de aeroporto, considere também pesquisar se a companhia oferece transfer gratuito (e os horários!), ou você terá que incluir mais este custo de deslocamento na sua passagem aérea.

Se a conexão tiver menos de 1h, cuidado. Este é um tempo bastante curto para se encontrar no aeroporto, especialmente se for necessário passar pela imigração. Conexões de até 3h são bastante comuns e confortáveis, porque você tem tempo para se localizar dentro do aeroporto e encontrar o portão de embarque do próximo vôo mesmo que existam etapas de imigração e alfândega no caminho. Conexões mais longas vão ser bastante cansativas, exceto se você for logo para uma opção com stop-over.

Mas o que é esse tal de stop-over?

O stop-over nada mais é do que uma conexão mais longa, em que você consegue sair do aeroporto e conhecer um lugar novo. Ele existe porque uma companhia aérea sempre precisar pousar ou decolar do seu aeroporto de origem. Por exemplo, se você comprar uma passagem aérea do Brasil para a Itália pela AirFrance, com certeza terá uma conexão em Paris. Portanto, se você programar uma conexão longa, de alguns dias, provavelmente conseguirá encaixar este destino na sua viagem pelo mesmo preço de uma conexão de 2h. Bom, né?

Comprar sua passagem aérea com o melhor preço exige paciência.
Foto de Maria Tyutina no Pexels

Onde procurar pela sua passagem aérea

Nesse post sobre aplicativos de viagem, eu indiquei alguns muito bons para a pesquisa pela sua passagem aérea. Meu favorito de hoje e sempre é o Google Flights, porque eu acho super intuitivo e funcional. O Skyscanner é bastante parecido, mas pesquisa em uma quantidade maior de sites e pode encontrar ofertas muito boas. Já o Decolar.com tem a vantagem de facilitar também a reserva de hospedagem, aluguel de carro e compra de seguro viagem.

Dicas e truques para encontrar os melhores preços

A regra de ouro para encontrar o melhor preço de uma passagem aérea é bem simples: tenha paciência. Você dificilmente vai encontrar a passagem perfeita na sua primeira busca.

Dito isso, existem sim truques para encontrar um precinho amigo pra essa parte tão relevante de uma viagem. Aqui vão alguns deles:

  • Rastreie o preço por algum tempo: serviços como o Google Flights conseguem rastrear o preço para um destino ou até mesmo de uma passagem aérea específica e te notificar por e-mail sobre as oscilações no valor, assim você consegue fazer a compra quando o preço cair.
  • Use o modo anônimo do navegador quando pesquisar a passagem aérea pelo site da companhia, isso evita que ele registre seus dados e ofereça valores superiores na sua próxima busca.
  • Sempre pesquise em mais de um lugar e sempre veja também pelo site da companhia aérea diretamente, porque com isso você garante a melhor oferta com certeza.
  • Baixe o aplicativo do Passagens Imperdíveis. Seu destino pode aparecer na curadoria deles justamente para as suas datas, como já aconteceu na minha ida a NY pagando R$ 1.300 para duas pessoas ida e volta ;).

Com essas dicas, desejo que sua próxima viagem tenha a melhor passagem aérea possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.