Hotel, AirBnb, Hostel… Você sabe diferenciar e escolher o melhor tipo de hospedagem para a sua viagem?
Um dos gastos mais importantes de uma viagem, sem dúvidas, é a hospedagem. Por isso, nem sempre é uma decisão fácil de ser tomada na etapa de planejamento. A evolução do mercado de turismo dificultou ainda mais: já não basta mais escolher entre as inúmeras opções de hotel, porque antes disso é necessário escolher o tipo de hospedagem.
Neste post eu falo sobre os três tipos de hospedagem mais comuns: Hotel, Hostel e AirBnb (ou outro serviço de aluguel por temporada).
Hotel
O tipo de hospedagem mais comum é o Hotel, mas dentro dessa categoria existem algumas subcategorias que podem ajudar a filtrar a gama de opções no seu planejamento. Na hora de escolher, observe algumas variáveis:
- Estrelas/avaliações: hotéis 4 ou 5 estrelas vão oferecer um serviço superior em qualidade, o que também será refletido no preço
- Serviços incluídos: de acordo com a sua necessidade, observe se o hotel oferece café-da-manhã no preço da diária ou possui vaga de estacionamento, por exemplo.
- Plano de alimentação: citei o café-da-manhã acima, mas existem outros formatos de plano de alimentação neste tipo de hospedagem:
- Café-da-manhã inclui apenas esta refeição, com horários determinados, em formato de buffet ou serviço na mesa.
- Meia-pensão: o hotel oferece café-da-manhã e jantar, importante observar os horários e opções.
- Pensão completa: este plano também inclui o almoço. Tanto pensão completa quanto meia-pensão não costumam incluir bebidas.
- All inclusive: alimentação completa com bebidas (alguns não incluem bebidas alcoólicas, importante se atentar a isso) e durante todo o dia.
Para pesquisar o melhor hotel para sua viagem, você pode utilizar sites/apps como Booking, Hotéis.com ou Trivago.
Hostel
O tipo de hospedagem Hostel tem uma proposta voltada para menor custo e maior espaço para socialização. Em geral, possuem opções de quartos e/ou banheiros compartilhados, mas também costumam oferecer opções mais reservadas sem aumentar tanto o preço. Podem ou não oferecer café-da-manhã.
Hostel costuma ser visto como uma ótima opção de hospedagem para viajantes solo porque abre bastante espaço para que o hóspede conheça gente nova.
Se a sua opção na hora de escolher o seu tipo de hospedagem for pelo hostel, um bom site é o Hostel World, mas você também vai encontrar hostels em serviços com o Booking. Como para qualquer outro tipo de hospedagem, uma das melhores formas de saber se a opção será boa é ler as avaliações dos hóspedes nos serviços de busca.
AirBnb
Na minha opinião, o AirBnb trouxe uma certa revolução para o mercado de hospedagem: com ele, pessoas comuns podem oferecer parte de suas casas ou imóveis inteiros para hóspedes ao redor do mundo. Esse tipo de hospedagem permite muitas vezes ter uma experiência mais próxima da vida naquele lugar, porque permite um olhar mais local a partir da moradia temporária.
Diferente de hotéis e hostels, é possível que você passe a estadia inteira sem encontrar o anfitrião, como é chamado o dono do espaço. Todo o contato é feito pelo aplicativo e muitos AirBnbs tem sistemas self-service para controle das chaves, por isso também é difícil encontrar opções com algum serviço adicional como café-da-manhã.
Na hora da pesquisa pelo site ou pelo aplicativo do AirBnb, a minha principal dica é ler com bastante atenção tudo que o anfitrião passou de informação, ver todas as fotos e ler os comentários dos hóspedes. Isso porque cada casa tem suas regras e a opinião dos outros hóspedes pode te ajudar a entender melhor se aquele espaço é adequado para o que você precisa, seja em termos de localização, seja em termos de acessibilidade, por exemplo.
Resumo
Uma das etapas mais importante do planejamento de viagem é a escolha do tipo de hospedagem. As três principais são: Hotel, Hostel e AirBnb.
Hotéis costumam oferecer um número maior de serviços, inclusive com diferentes planos de alimentação. Hostel é bastante indicado para quem quer conhecer gente nova, porque costuma ter muitos espaços compartilhados, além de ser uma opção mais barata. AirBnb permite uma experiência mais local, porque é como uma moradia temporária.
Qual a sua opção favorita de hospedagem?