3 coisas incríveis para fazer em Milão

Visitei Milão em junho de 2019 e aqui está minha lista com 3 coisas incríveis para fazer na cidade!

Eu já comentei aqui antes que a Itália é um dos meus países favoritos no mundo. Na nossa segunda visita, passamos alguns dias em Milão, a maior e mais populosa região metropolitana da Itália. A cidade é super cosmopolita e bem diferente de outras cidades que nós já conhecíamos. Mesmo assim, como é de se esperar, não faltam monumentos incríveis e cantinhos encantadores.

Sem mais delongas, vamos ao top 3 coisas incríveis para fazer em Milão que destaquei:

Coisas incríveis para fazer em Milão: Il Duomo di Milano: incrível!
Il Duomo di Milano: incrível!

1) Il Duomo di Milano

Il Duomo não pode ficar fora de nenhuma lista desse tipo. A construção realmente impressiona: é muito grandioso e cheeeeeio de detalhes. Colossal!

Ao lado da igreja está o museu do Duomo, onde fica a maquete da construção e várias réplicas das esculturas presentes da fachada (spoiler: são muitas!). Há também uma sala dedicada a explicar a história por trás dos vitrais coloridos da igreja, minha parte favorita do museu. O ingresso pode ser comprado online ou diretamente no museu. A opção de 17 euros dá direito a visitar o Museu, o interior do Duomo (com cripta, e área arqueológica) e subir aos terraços (de elevador).

O incrível terraço do Duomo di Milano é, definitivamente, uma das melhores coisas para fazer em Milão!
O incrível terraço do Duomo di Milano é, definitivamente, uma das melhores coisas para fazer em Milão!

O interior da igreja é muito bonito, com vitrais até o teto. Também é possível visitar a cripta e as escavações arqueológicas embaixo da igreja. Vale lembrar que é necessário estar com o corpo um pouco mais coberto, por isso eles disponibilizam capas descartáveis durante o verão.

No entanto o ponto alto pra mim foi a subida ao terraço. Foi uma experiência única, porque a arquitetura dessa igreja é realmente diferenciada.


A Última Ceia – Leonardo da Vinci
Igreja Santa Maria delle Grazie

2) A Última Ceia de Da Vinci (Cenacolo Vinciano)

Eu sou alucinada por ver obras de arte famosas ao vivo. É uma espécie de bucket list misturada com mania de viagem. Sendo assim, eu saio a caça para saber se o destino para onde vou tem algum quadro ou escultura que sonho conhecer. Foi o caso d’A Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Eu passei uma vida inteira achando que essa obra era um quadro, mas descobri durante o planejamento dessa viagem que se tratava de uma pintura feita diretamente na parede da igreja Santa Maria delle Grazie. O que eu não tinha entendido mesmo durante as minhas pesquisas é que ela era ENORME! Sério, é uma parede inteira com pé direito alto, um absurdo!

Agendamos o tour com cerca de dois meses de antecedência. É possível fazer pelo site ou por telefone, já que nem todas as vagas ficam disponíveis na primeira opção (12 euros). Nós ligamos e foi bem tranquilo de agendar (em inglês).

A visita acontece com horário marcado e com guia. No dia, basta chegar com 20 minutos de antecedência e não levar bolsas e mochilas grandes (ou guardá-las nos armários disponíveis). A entrada é feita através de várias câmaras de vidro para que seja possível impedir a deterioração da pintura pelo contato direto com o ar externo.

CURIOSIDADE: A igreja foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e a pintura só não foi destruída porque a parede foi completamente protegida por sacos de areia. A parede lateral não teve a mesma sorte durante o bombardeio e teve que ser reconstruída ao final da guerra.


Coisas incríveis para fazer em Milão: Navigli, o bairro boêmio de Milão
Navigli, o bairro boêmio de Milão

3) Aproveitar o aperitivo em Navigli

Em toda a Itália existe o costume do aperitivo, o que é algo similar ao nosso happy hour, mas que ao pedir um drink você tem direito a comidinhas na faixa. Meu sonho de consumo trazer esse costume pra cá!

Um dos aperitivos
Um dos aperitivos

Mais gostoso ainda é fazer isso em Navigli, porque o bairro conta com vários bares margeando o rio e o clima do lugar é uma delícia.

As opções são muitas e se você estiver bem disposto dá até pra fazer um pub crawl de aperitivis. Nós provamos dois: no primeiro, o drink (diferentão e muito gostoso) veio acompanhado de batatinhas chips, palitos de cenoura, azeitonas e pão. Mas eu gostei ainda mais do segundo, onde a gin tônica (deliciosa!) veio acompanhada de palitinhos de pepino e cenoura no molho tártaro, salame (AMO!), quejos e grissini. Sucesso!

Nós fomos no verão, então depois ainda rolou dar uma voltinha aproveitando o clima e uma paradinha para um gelato em formato de flor na famosa Amorino. Programa delicinha pro fim de tarde do verão italiano!


Recapitulando: 3 coisas incríveis para fazer em Milão

  1. Il Duomo de Milano
  2. A Última Ceia de Leonardo da Vinci
  3. Aperitivi em Navigli

Se você já foi a Milão, me conta aqui: qual foi a coisa mais legal que você fez lá?

Se não foi, espero que essas dicas ajudem a tornar sua viagem ainda mais especial <3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.