Roteiro de um dia para uma escala em Madrid

Vôos com escala muito longa são terríveis, certo? Depende. Nesse post eu te mostro 5 lugares para conhecer que cabem em uma escala em Madrid.

Na nossa viagem para a Suíça, a melhor opção de passagem contava com uma escala de 12 horas em Madrid na volta. Parece ruim, mas nós decidimos experimentar e ver o que dava pra encaixar para aproveitar esse tempo ao máximo. E quer saber? Foi incrível! Conseguimos conhecer vários dos pontos turísticos de Madrid durante esse tempo.

Em Madrid, especialmente, foi mais tranquilo ainda porque do aeroporto até o centro são 40 minutinhos de metrô e todos os principais pontos turísticos da cidade ficam próximos. Como nosso vôo chegou na cidade às 9h da manhã e nossas bagagens foram direto para o destino final, ficamos apenas com uma mochila para carregar por aí e tempo de sobra para passear.

Nós voltaríamos a Madrid em alguns meses, então fizemos nossas escolhas considerando isso. No entanto, o roteiro a seguir teria sido minha opção em caso de não ter esse plano na manga, já com as dicas da segunda passagem por lá e ainda mais completinho!

Para conseguir aproveitar bem o tempo, nós mapeamos os principais pontos turísticos da cidade usando o Google Maps (veja o roteiro desse post abaixo!) e compramos um ticket diário de metrô a fim de agilizar os deslocamentos. O mapa mostra o roteiro a pé, mas o metrô da cidade é super eficiente e pode te ajudar a aproveitar melhor sua escala em Madrid.

Palácio Real de Madrid

Durante uma escala, mesmo que seja longa, eu dificilmente pensaria em visitar um museu ou coisa do tipo. Em Madrid eu mudei de ideia ao arriscar a visita ao Palácio Real de Madrid e não me arrependi.

Roteiro de um dia para uma escala em Madrid: Palácio Real de Madrid
Escadarias do Palácio Real de Madrid

O Palácio é a residência real e também destina-se a contar a história da Espanha e da família real espanhola. É uma construção bastante suntuosa, com ambientes como quartos, sala do trono, armaria e salão de baile.

Os maiores destaques para mim foram a sala do trono, imensa e ricamente decorada, e a sala que guarda a coroa, uma das mais incríveis que eu já vi, bem como nos contos de fadas.

A entrada custa 13 euros (+3 euros o audioguia, não achei tão essencial) e o passeio deve levar algo em torno de 3 horas. Não são permitidas fotos na maior parte do tour.

Mercado de San Miguel

Depois do tour pelo Palácio, que vai ocupar uma boa parte da sua manhã, que tal parar para almoçar?

O Mercado de San Miguel concentra uma série de restaurantes com os mais diversos pratos da culinária espanhola. É possível experimentar vários deles com uma taça de vinho na mão, enquanto passeia pelo lugar sentindo os muitos aromas que se misturam.

Não deixe de provar a Croqueta de Jamón (1,50 a 3 euros), um bolinho frito recheado com o famoso embutido, e um cone de Jamón Ibérico puro (17 euros por cerca de 250g), companhia perfeita para um bom vinho espanhol (por volta de 5 euros a taça).

Plaza Mayor e Plaza del Sol

Saia do mercado e caminhe em direção a Plaza Mayor, um espaço enorme e bem turístico perto dali. Por isso, muitos artistas escolheram essa praça como lugar para expor sua arte aos turistas e ganhar dinheiro com isso. Vale uma passadinha para ver a construção que margeia a praça com suas cores vivas e a estátua equestre de Felipe III, no centro.

Roteiro de um dia para uma escala em Madrid: Plaza Mayor
Plaza Mayor

Continue o passeio caminhando até a Gran Vía, porque no caminho você passará pela Plaza del Sol e poderá ver a Estatua del Oso y El Madroño, símbolo da cidade.

Gran Vía

A Gran Vía é a maior e mais famosa avenida de Madrid, tem prédios lindos e é um centro de compras da cidade, então vale muito o passeio. É lá que fica a maior Primark que já vi, com 5 andares lotados de bons preços para compras européias (amo essa loja, hahaha!).

Roteiro de um dia para uma escala em Madrid: Gran Vía
100% modelando na Gran Vía (prédios lindos, lindos!)

Parque de El Retiro

Vamos finalizar a tarde no Parque de El Retiro, o principal parque da cidade. O lugar é enorme, por isso minha melhor sugestão é alugar um patinete (usamos o da Lime) ou uma bicicleta e ganhar tempo para curtir o passeio.

Lá dentro, não deixe de visitar os Jardines de Cecilio Rodriguez, um complexo de jardins muito incrível onde você passeia enquanto observa os muitos pavões livres que vivem ali. Fiquei abismada com a beleza desse lugar escondidinho dentro do parque.

Vá também até o Palácio de Cristal, uma estrutura enorme de metal e vidro que abriga exposições temporárias. Complete o passeio relaxando perto do lago antes de ir embora.


Com esse roteiro, sua próxima escala de uma dia em Madrid vai ser super bem aproveitada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.