5 doces portugueses que você PRECISA provar

Selecionei 5 doces portugueses que você precisa experimentar quando estiver em Portugal. Eles estão espalhados pelo país, aproveite seu roteiro e prove essas delícias!

Quando fui para Portugal em novembro de 2019 eu sabia muito pouco sobre a gastronomia de lá, mas duas coisas eu já esperava: comer muito bacalhau e pastel de nata. Não posso dizer que errei, porque eu realmente comi pratos deliciosos feitos com bacalhau e comi pastel de nata como se não houvesse amanhã. No entanto, o que eu descobri lá é que a confeitaria portuguesa é cheia de maravilhas tão maravilhosas como o famoso pastelzinho. Por isso, escrevi essa lista com 5 doces portugueses que você precisa provar. Eles estão espalhados por Portugal, então organize seu roteiro para experimentar essas delicinhas!

Pastel de Belém (o verdadeiro!)

Doces portugueses: Pastel de Belém: o original da fábrica Pastéis de Belém, em Lisboa
Pastel de Belém: o original da fábrica Pastéis de Belém, em Lisboa (foto: Divulgação – Pastéis de Belém)

Quando alguém fala de doces portugueses, a primeira coisa que vem a mente de todo mundo é o famoso Pastel de Belém. Mas o que nem todo mundo sabe é que Pastel de Belém só existe um: a receita original dos monges vendida em fornadas quentinhas pela fábrica Pastéis de Belém, no bairro de mesmo nome em Lisboa. Os outros são chamados de pastel de nata e também são uma delícia, mas o Pastel de Belém tem algo especial mesmo. Custa 1,5 euros, servido sempre quentinho e é impossível comer um só! É um dos doces portugueses que você não pode deixar de provar se for à Lisboa!

Pastéis de Nata

Doces portugueses: Pastel de Nata: uma delícia que se encontra em Portugal
Fornada de Pastel de Nata: uma delícia que se encontra em Portugal (foto: Divulgação – Manteigaria)

Mas não é porque existe o Pastel de Belém que os outros pastéis de nata ficariam esquecidos dessa lista, até porque eu te desafio a encontrar um pastel de nata ruim em Portugal. O doce é encontrado em quase toda esquina de Portugal e é sempre uma grata surpresa. Eu amei os da Manteigaria, da foto acima. Não passei um só dia em Portugal sem comer um pastelzinho de nata.

Éclair da Leitaria Quinta do Paço

Doces portugueses: Eclair na Leitaria Quinta do Paço: meu favorito
Eclair na Leitaria Quinta do Paço: o meu favorito para toda a vida <3 (foto: Divulgação – Leitaria Quinta do Paço)

Antes de mais nada eu preciso admitir que este foi meu doce favorito de toda a viagem. Eu simplesmente AMEI os eclairs da Leitaria Quinta do Paço e sinto saudades diárias (please, come to Brazil!!! hahaha). Eu encontrei lojas em Porto e Lisboa. Em Porto, as lojas ficam mais próximas ao centro turístico, tanto que minha primeira vez comendo essa maravilha foi pertinho da Livraria Lello. Em Lisboa fica um pouquinho mais longe, mas eu gostei tanto que fui até lá para um último eclair antes de voltar para o Brasil.

Cada eclair custa entre 1,5 e 2 euros e meu favorito foi o de frutas vermelhas, mas o tradicional de chocolate e o crocante também são deliciosos. Na verdade todos os sabores que provei são ótimos!

Travesseiro de Sintra na Casa Piriquita

Doces portugueses: Travesseiros de Sintra na Casa Piriquita
Travesseiros de Sintra na Casa PIriquita (foto: Divulgação – Casa Piriquita)

Assim como a fábrica Pastéis de Belém, a Casa Piriquita é super famosa e tradicional. Tanto que são duas unidades em Sintra e ambas estão sempre cheias. Entre muitos outros doces, um dos mais famosos é o Travesseiro de Sintra (cerca de 3 euros): uma massa folhada com creme de ovo e amêndoas e um ingrediente secreto que lembra um pouquinho doce de leite. Pessoalmente eu não me apaixonei, mas é um dos doces portugueses que você precisa mesmo experimentar!

Ovos Moles de Aveiro na Confeitaria Peixinho

Doces portugueses: Ovos Moles de Aveiro na Confeitaria Peixinho
Ovos Moles de Aveiro na Confeitaria Peixinho

Outra confeitaria super famosa e tradicional, a Confeitaria Peixinho tem o título de casa mais antiga de Ovos Moles de Aveiro (desde 1856!). O doce é feito de ovo e açúcar e mesmo que você tenha a impressão de que não é bom, pode confiar em mim porque é uma delícia! Não deixe de experimentar, custa cerca de 1 euro.

Resumo

Por fim, caso você ainda não tenha ficado com água na boca com esse post, deixa eu te lembrar de novo sobre os incríveis doces portugueses que vão te inspirar na sua viagem para Portugal:

  • Pastel de Belém: a receita original dos monges.
  • Pastéis de Nata: uma constante entre os doces portugueses.
  • Eclair da Leitaria da Quinta do Paço: meu favorito da vida!
  • Travesseiro de Sintra na Casa Piriquita.
  • Ovos Moles de Aveiro: diferente e gostoso.

2 comentários em “5 doces portugueses que você PRECISA provar”

  1. Pingback: 10 coisas para fazer em Lisboa - Outra vez férias

  2. Pingback: Porto a Lisboa de carro - Outra vez férias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *