10 coisas para fazer em Lisboa

Selecionei para essa lista 10 coisas para fazer em Lisboa: Torre de Belém, assistir ao Fado, Castelo de São Jorge e muito mais!

1) Torre de Belém

Coisas para fazer em Lisboa: Torre de Belém
Torre de Belém

A Torre de Belém é um dos pontos turísticos mais famosos de Lisboa e por isso não poderia estar em outro lugar que não o primeiro dessa lista. Dependendo da altura da maré, a torre parece emergir diretamente do mar com toda a sua imponência, um lindo cartão-postal.

No passado, o papel da torre era proteger a entrada do Rio Tejo contra navios inimigos vindos do mar, uma vez que era utilizada como fortaleza militar. Depois de ser desativada, passou a ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, com seus 5 andares de vistas incríveis.

A entrada para a torre custa 6 euros, pode ser comprada antecipadamente aqui e o passeio deve durar algo em torno de 1h30. Existe um limite de pessoas que podem ficar dentro do monumento, por isso é normal que existam filas na entrada. O ingresso comprado com antecedência encurta esse tempo de espera.

2) Mosteiro dos Jerónimos

Antes de mais nada, eu preciso admitir que o Mosteiro dos Jerónimos foi uma das minhas coisa favoritas para fazer em Lisboa. A arquitetura manuelina e os ambientes do convento conservados mesmo depois da sua desativação em meados do século XIX impressiona. Não tinha como ser diferente, mas a minha parte favorita foi o claustro quinhentista, difícil de explicar em palavras. No sol, suas paredes assumem um lindo tom de dourado e seria possível passar horas ali, só contemplando a beleza do lugar.

A entrada custa 10 euros (compre aqui) e é uma das coisas que você precisa fazer em Lisboa, porque é lindo demais para não ser visto de perto se você for até a cidade.

Já que você estará no bairro, não esqueça de experimentar o Pastel de Belém original, que fica ali pertinho. Foi o melhor de todos que provei mesmo!

Post: 5 doces portugueses que você PRECISA provar

3) Castelo de São Jorge

Coisas para fazer em Lisboa: Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Outra das minhas atrações favoritas, o Castelo de São Jorge é com certeza uma das melhores coisas para fazer em Lisboa. Logo na entrada já se tem uma vista linda da cidade, uma vez que o castelo fica no topo de uma colina, e passear pelas muralhas é uma atração a parte

A entrada custa 10 euros e o passeio todo deve levar algo em torno de 3h. Entre muitas atrações, como as muralhas, existem também vários miradouros espalhados no caminho e escavações arqueológicas que remontam o passado do lugar. Além disso, não perca a Camêra Obscura, um sistema ótico de lentes que permite uma visão 360º da cidade que é uma experiência super diferente.

4) Elevador de Santa Justa (ou Elevador do Carmo)

Coisas para fazer em Lisboa: Elevador de Santa Justa
Elevador de Santa Justa

Situado no centro comercial de Lisboa, o elevador é um sistema de transporte público (6 euros) que vem a calhar em Lisboa, já que a cidade apresenta muitas variações de altitude. Ele não apenas liga dois bairros de Lisboa, como também permite vistas incríveis da cidade. Além disso, é uma construção linda, composta por uma estrutura metálica e duas cabines de madeira. Vale a experiência!

5) Miradouro de Santa Luzia

Coisas para fazer em Lisboa: Miradouro de Santa Luzia - azulejos e uma vista linda
Miradouro de Santa Luzia: azulejos e uma vista linda

Por causa das diferentes altitudes da cidade, uma das coisas para fazer em Lisboa mais comuns são os miradouros, locais com vistas incríveis. Existem vários espalhados pela cidade, mas o meu favorito é este, o Miradouro de Santa Luzia. Esse miradouro foi meu favorito porque além da vista impressionante, ele possui muitos azulejos portugueses e um lindo jardim. Não é apenas uma linda vista, mas também um lugarzinho gostoso de estar, com artistas de rua garantindo a ambientação musical.

6) Assistir ao Fado (Mascote da Atalaia)

Coisas para fazer em Lisboa: Assistir a um show de Fado. Rua no Bairro Alto cheia de casas de Fado.
Rua em Bairro Alto com casas de Fado

Primeiramente eu preciso admitir que eu fui pro Fado com um tantinho de preconceito. Não que eu não quisesse ir, mas eu não achava que era muito meu estilo musical. Ledo engano: eu amei tanto que se tivesse ido na minha primeira noite, teria ido em todas as outras também. É difícil descrever o fado, mas pense em uma música interpretada com o coração, em um ambiente intimista em que todo mundo parece ser amigo de longa data.

Essa é para mim uma experiência imperdível de Lisboa, porque representa de forma muito forte a cultura musical portuguesa. Nós fomos na casa de fado Mascote da Atalaia, no Bairro Alto, e amamos o clima de reunião entre amigos, por isso indico o lugar de olhos fechados. Não passe por Lisboa sem ir a uma casa de fado!

7) Bairro Alfama

Coisas para fazer em Lisboa: os lençóis nas janelas de Alfama
Os lençóis nas janelas de Alfama

O bairro de Alfama é uma atração a parte e por isso precisa estar nessa lista sobre coisas para fazer em Lisboa. Antes de tudo, permita-se levar pelas ruas e se perder entre as muitas vielas, vez ou outra encontrando novamente algum lugar por onde já passou. Não deixe de reparar nos lençóis pendurados para fora das janelas, porque essa é uma característica muito forte nesse bairro.

8) Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta

Coisas para fazer em Lisboa: Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta
Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta

A Praça do Comércio de Lisboa é uma das maiores praças da Europa, com 36 mil m², e foi local do palácio de reis portugueses, mas hoje concentra alguns departamentos do governo, restaurantes e cafés. Ali é onde acontecem eventos culturais e espetáculos e fica bem no centro da cidade, virada para o Rio Tejo. Além disso, do lado oposto ao Rio Tejo fica o Arco Triunfal da Rua Augusta, que possui um mirante com uma vista 360º de Lisboa.

9) Bonde 28 (Tram 28)

Coisas para fazer em Lisboa: passeio no Tram 28, um dos famosos bondinhos amarelos.
Tram 28: famoso bondinho amarelo de Lisboa

Os bondinhos não são apenas um dos meios de transporte público de Lisboa, mas também uma atração turística da cidade. A linha 28 é a mais famosa por cobrir uma rota bem completa e merece estar numa lista de coisas para fazer em Lisboa porque é uma experiência diferente. O ticket para o passeio custa 6 euros e a fila costuma ser bem grande, então tente ir cedo.

10) Convento do Carmo

Coisas para fazer em Lisboa: Convento do Carmo, a igreja destruída pelo terremoto
Convento do Carmo, a igreja destruída pelo terremoto

O Convento do Carmo, que já foi a principal igreja gótica de Lisboa, foi destruído pelo terremoto de 1755 e não foi reconstruído depois. Dessa forma, a construção intriga por guardar todo o formato de igreja, mas sem o teto. É um passeio muito interessante de se fazer, porque a igreja é um dos principais registros dessa catástrofe.

Resumo

  1. Torre de Belém
  2. Mosteiro dos Jerónimos
  3. Castelo de São Jorge
  4. Elevador de Santa Justa
  5. Miradouro de Santa Luzia
  6. Assistir ao Fado (Mascote da Atalaia)
  7. Bairro Alfama
  8. Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta
  9. Bonde 28 (Tram 28)
  10. Convento do Carmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *