Fizemos um bate e volta de Lisboa para Sintra em novembro/19 e agora eu conto tudo que você precisa saber para fazer o mesmo!
Sintra é uma cidade próxima a Lisboa, portanto é um dos bate e volta mais comuns para fazer em uma viagem por lá. O trem leva 40 minutos e sai a cada meia hora da Estação do Rossio, em Lisboa, o que ajuda a flexibilizar os horários de ida e volta. A cidade é linda (me deu muita vontade de passar uma noite lá!) e conta com pontos turísticos incríveis para visitação.
Um dia é suficiente para conhecer os principais pontos se você não tiver muito tempo em Lisboa e eu vou explicar tudo que você precisa saber para fazer um bate e volta para Sintra.
Nesse post você vai saber:
- Como chegar em Sintra de trem saindo de Lisboa
- Como se locomover em Sintra
- Nosso roteiro para o bate e volta de Lisboa para Sintra
- Principais pontos turísticos do nosso roteiro
- Quinta da Regaleira
- Castelo dos Mouros
- Palácio Nacional da Pena
- Principais pontos turísticos do nosso roteiro
- 5 melhores lugares para fotos em Sintra
- Como se locomover em Sintra (hop on/hop off entre atrações)
Como ir de trem de Lisboa para Sintra
Durante a preparação do roteiro dessa viagem, eu pesquisei bastante sobre as formas de ir para Sintra. Você pode ir de carro, é claro, mas precisa saber que é difícil estacionar perto dos pontos turísticos. Nós optamos por ir de trem e foi ótimo!
Os trens saem da estação Rossio em Lisboa a cada meia hora a partir das 5h41 (primeiro trem) e a viagem dura uns 40 minutos até a estação de Sintra. A viagem flui muito bem, porque o trem é bem confortável e são poucas paradas até o destino final.
O ticket custa 5,00 euros (ida e volta) e dá pra comprar na hora do embarque. Você pode consultar os horários e outras informações aqui.
Como se locomover entre as atrações de Sintra
Nossa preocupação em não ir de carro era que a caminhada entre as atrações é longa. Mas isso não foi nenhum problema, porque a cidade conta com um serviço de hop on/hop off super eficiente que atende a todas elas com ônibus confortáveis (e com entrada USB para carregar o celular!).
A linha que melhor atende ao roteiro proposto aqui é a 434 (consulte os horários aqui):
Nosso roteiro para o bate e volta de Lisboa para Sintra
Compramos os tickets do trem para ida e volta na estação de Rossio, em Lisboa. Saímos no trem das 7h40 e chegamos em Sintra às 8h20. As atrações abrem entre 9h e 9h30, por isso fomos caminhando até a Quinta da Regaleira, nossa primeira parada. A caminhada é tranquila e dura uns 20 minutos (com algumas subidas).
Passamos a manhã da Quinta da Regaleira, fizemos um lanche no café de lá e então caminhamos até o ponto para pegar o hop on/hop off, que passa a cada 15~20 minutos. O ticket custa 6,90 euros, pode ser comprado a bordo e vale o dia inteiro.
Nossa próxima parada foi o Castelo dos Mouros e o ônibus para praticamente na porta, bem como na terceira parada do roteiro, o Palácio Nacional da Pena.
No final do dia pegamos o mesmo ônibus até o centrinho e fomos experimentar os famosos travesseiros de Sintra na confeitaria Periquita. O centrinho é lindo e vale a visita se sobrar tempo.
Jantamos no Tasca Saloia, em frente ao Palácio Nacional de Sintra, um restaurante muito gostoso com um bacalhau a brás de sentir saudade. A estação é perto do restaurante, por isso caminhamos uns 10 minutinhos para pegar o trem das 20h40 de volta para Lisboa.
Principais pontos turísticos do nosso roteiro
Como falei, a nossa programação contava com três atrações de Sintra: a Quinta da Regaleira, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional da Pena. Originalmente nós também visitaríamos o Palácio Nacional de Sintra, mas excluímos do roteiro porque queríamos passear com mais calma. No mapa acima dá pra ver a localização de cada uma das três atrações escolhidas e da estação de trem, para ter uma ideia das distâncias.
Quinta da Regaleira
Já vou começar contando que essa foi minha atração favorita de Sintra. Nas pesquisas para a viagem eu tinha visto fotos da Quinta da Regaleira e me apaixonado, por isso estava super ansiosa para conhecer. Foi realmente tão incrível quanto eu esperava!
O lugar é surpreendente. Um palácio construído nos estilos neo-manuelino e renascentista com um jardim repleto de simbolismos, mistérios e passagens subterrâneas.
Se você tiver que escolher uma das três atrações para ser a primeira, sugiro que escolha a Quinta da Regaleira para assim conseguir aproveitá-la mais vazia e ter a experiência incrível que nós tivemos.
Mini-roteiro para visitar a Quinta da Regaleira (porque o lugar é cheio de pontos de interesse)
A entrada é pelo Portão das Cocheiras (embora o mapa disponível no site mostre outra coisa), custa 8 euros e vale a pena pegar o audio guide por mais 2 euros. Pegue também o mapa e vá direto para o Poço Iniciático, que é o ponto mais famoso da Quinta da Regaleira (e meu favorito também). A entrada é por uma abertura na pedra (quase não encontramos!) e fica bem cheio. Fomos os primeiros a chegar, então conseguimos aproveitar bem as incríveis escadarias.
Desça até o fundo do poço (ops!) e siga pelos túneis subterrâneos até outros pontos de interesse. Na primeira bifurcação a direita, fica o caminho para o Poço Imperfeito. Voltando ao caminho principal, na segunda bifurcação a esquerda, fica o Lago da Cascata. Fomos em ambos e gostamos muito, e em seguida voltamos para o túnel principal e pegamos o caminho para a Gruta do Oriente.
Saindo da parte subterrânea, caminhamos até a Torre da Regaleira, um mirante de onde se pode ver o centrinho da cidade e o Castelo dos Mouros, por exemplo. A torre a escada são bem apertadas, então tenha paciência na subida e na descida.
Descemos pela Gruta da Leda e caminhamos até a Gruta dos Labirintos. Recomendo uma voltinha pelo labirinto de túneis subterrâneos porque é uma experiência super diferente.
De lá fomos para a Alea dos Deuses, um caminho até o palácio ladeado por estátuas de divindades clássicas como Vênus, Dionísio, Orfeu e Hermes. Finalmente, chegamos ao palácioda Regaleira para finalizar nossa visita. O palácio estava com o segundo andar fechado, mas mesmo assim valeu a entrada para ver a decoração incrível do lugar.
A Quinta da Regaleira é umas daquelas atrações imperdíveis, recomendo demais a visita (voltei 100% apaixonada!).
Castelo dos Mouros
O Castelo dos Mouros é uma fortificação construída em um dos cumes da serra de Sintra. A construção aconteceu por volta do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica.
A entrada custa 8 euros e o grande destaque dessa atração são os caminhos da ronda nas muralhas, porque o castelo fica em um local muito alto e isso permite vistas incríveis. De lá é possível ver o centro de Sintra, o Palácio da Pena, o Palácio de Sintra e a Quinta da Regaleira.
Também existem várias áreas de escavação no território do castelo que contam a história do local. Visita recomendada!
Palácio Nacional da Pena
O Palácio Nacional da Pena foi construído a partir de um antigo convento por D. Fernando II em um dos pontos mais altos da cidade. Localizado dentro do parque de mesmo nome, o palácio é uma construção imponente e muito colorida com inspirações romântica e mourisca.
O ticket de 14 euros contempla as visitas ao parque e ao palácio (somente parque: 7,50 euros). Nós não teríamos tempo para visitar o parque, então optamos por pagar mais 3 euros cada para subir de ônibus direto até a entrada do Palácio (esse preço inclui a volta). O caminho é curtinho, mas vale a pena pra quem está com menos tempo.
Por ficar em um lugar muito alto, as vistas do palácio são incríveis. Vale a pena visitar também o interior e a exposição sobre a família real portuguesa. O exterior, porém, é especial nessa visita porque o colorido do Palácio é incrível! Passe pelo caminho da ronda e aproveite os vários patios da construção. Vale a visita!
5 melhores lugares para fotos em Sintra
Sintra é toda muito linda, mas eu selecionei os 5 lugares mais “instagramáveis” de lá para você fazer fotos lindas:
1. Poço Iniciático (Quinta da Regaleira): deu pra perceber o tanto que eu amei esse lugar, né? A dica é chegar cedo pra pegar assim, vazio.
2. Alea dos Deuses (Quinta da Regaleira): permite uma vista frontal bem bonita do palácio.
3. Torre da Regaleira (Quinta da Regaleira): o topo tem uma vista linda, mas é no nível do chão que ficam essas “janelinhas” que são a moldura perfeita pra sua foto!
4. Caminhos da Ronda (Castelo dos Mouros): as muralhas são perfeitas como mirantes e também como cenário para suas fotos.
5. Arco na entrada do Palácio Nacional da Pena: O palácio todo é muito instagramável, mas esse foi o lugar que mais gostei.
Recapitulando…
Em conclusão, nosso dia em Sintra foi um dos dias mais incríveis da viagem. A cidade conta com atrações que valem demais a visita e o centrinho é super charmoso. Mas pra não esquecer de nada que eu falei no post, aqui vai um resumão do guia para um bate e volta de Lisboa para Sintra:
- Trem Lisboa-Sintra (ida e volta): 5 euros com saídas a cada meia hora
- Hop on/hop off de Sintra (linha 434): 6,90 euros pelo dia inteiro, passagem nos pontos a cada 15~20 minutos
- Quinta da Regaleira: 8 euros (+2 euros pelo audioguide), minha atração favorita de lá
- Castelo dos Mouros: 8 euros
- Palácio Nacional da Pena: 14 euros (+3 euros pelo transporte entre portão e palácio)
Se você gosta de incluir bate e volta nas suas viagens e está planejando ir à Florença, não esqueça de conferir as dicas para uma road trip pela Toscana que eu escrevi aqui 😉
Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários (ou vem conversar comigo no instagram @outravezferias) que eu vou adorar te ajudar a programar um bate e volta de Lisboa para Sintra!
Amei seu post. Vou tentar fazer ele em janeiro infelizmente fui em novembro ñ deu tempo de conhecer Sintra, só passei 5 dias agora vou passar 10.
Que delícia, 10 dias! Tenho certeza que você vai amar Sintra, espero que essas dicas te ajudem. Obrigada pelo comentário =)