Fomos de Porto a Lisboa de carro fazendo algumas paradas para conhecer outros cantinhos de Portugal e nesse post eu te conto tudo!
Durante o planejamento da nossa viagem para Portugal, decidimos que nossos destinos seriam Porto e Lisboa. Na pesquisa pelo meio de transporte que nos levaria de um ponto a outro, surgiu a ideia de irmos de carro porque essa seria uma oportunidade de conhecer alguns outros lugares desse país tão incrível.
O planejamento desse tipo de trajeto envolve algumas pesquisas:
- Qual o tempo total do trajeto desconsiderando as paradas?
- Quais são os pontos de interesse pelo caminho e quanto tempo os desvios do trajeto incluem no tempo total?
- Dado o tempo total de deslocamento, quanto tempo sobra para cada parada desejada?
- Posso dirigir nesse país sem documentação adicional? Caso não possa, como conseguir a documentação necessária?
- Como alugar um carro?
- Precisarei de um gps?
Nesse post eu te explico o passo a passo da nossa ida de Porto a Lisboa de carro com paradas em Aveiro, Coimbra e Fátima.
Planejamento da viagem
Escolhendo o trajeto
Como comentei, o primeiro passo para planejar uma viagem de carro desse tipo é saber quanto tempo você vai passar dirigindo. De Porto a Lisboa, o trajeto sem paradas é o seguinte:
O ideal é que você já leve em consideração os locais onde irá retirar e devolver o carro alugado, mas em cidades menores, a diferença no tempo é pequena.
Em seguida, você deve explorar o mapa para escolher os pontos de interesse onde você deseja fazer suas paradas e verificar o tempo adicional causado pelo desvio de rota. Dica: Importante lembrar que você vai chegar ao lugar e precisar de um estacionamento, então idealmente já pesquise por “parking lot” em cada destino e salve estes pontos.
Nossos pontos foram: 1. Aveiro, com ida até Costa Nova; 2. Coimbra; e 3. Fátima. Saímos de Porto por volta das 8h e chegamos em Lisboa por volta das 21h. Em média, isso nos deu cerca de 3h por parada (já sem o deslocamento), mas na prática nosso tempo em Coimbra foi maior que nas demais porque foi o local escolhido para o almoço. Essa é uma decisão importante no seu planejamento de uma viagem como essa de Porto a Lisboa de carro, porque o ponto escolhido para o almoço tem que estar de acordo com o horário que você pretende almoçar.
Documentação e aluguel de carro
Em Portugal, não é necessário ter documentação diferente para dirigir além da própria CNH brasileira e seu passaporte. Esses documentos, junto a um cartão de crédito, são os pré-requisitos para alugar um carro no país. O aluguel pode ser feito já do Brasil, antes da viagem, no site da locadora ou em buscadores como o Rentcars. Nós alugamos pela Sixt, tenho boas experiências com eles. Os preços vão variar muito de acordo com a categoria do carro e as coberturas de seguro. Nunca viaje sem seguro, já que um problema de saúde sem dinheiro não é o tipo de experiência que você vai querer viver nas suas férias, certo?
Se você tiver cobertura celular no país, habilitada pela sua própria operadora ou com um chip comprado para isso, pode usar o gps no celular. Caso contrário, sugiro alugar um gps junto com o carro para evitar que você se perca no caminho, já que isso poderia prejudicar bem a sua programação. De qualquer forma, minha dica é sempre ter os mapas dos lugares disponíveis offline. Funciona super bem pelo Google Maps ou por aplicativos específicos, como o Here WeGo.
Com tudo isso planejado, é só embarcar para sua viagem e aproveitar cada cantinho que você puder conhecer! É legal dar uma atenção especial ao horário para não bagunçar muito o seu planejamento, mas saiba se ajustar conforme o dia corre. Pode ser que você goste muito de uma parada e decida diminuir o tempo ou retirar uma outra parada do roteiro. Tudo bem! Importante é você aproveitar a jornada!
Minha experiência de Porto a Lisboa de carro
Nossa rota final para ir de Porto a Lisboa de carro foi a seguinte:
Aveiro
Nossa primeira parada foi na cidade de Aveiro, a cidade conhecida como a Veneza Portuguesa por causa de seus canais que incluem até mesmo barcos similares às famosas gôndolas, chamados de moliceiros.
Passeamos ao lado do canal e visitamos o Largo do Rossio, famoso pelas casas em estilo Art Nouveau construídas pelos portugueses que voltaram do Brasil após fazerem suas fortunas aqui. Além disso, Aveiro também é famosa por um doce delicioso: os Ovos Moles de Aveiro (eu já falei deles aqui quando listei os 5 doces portugueses que você PRECISA provar).
Saímos do centro de Aveiro de carro e fomos até a praia de Costa Nova, famosa pelas casas listradas e coloridas que antes serviam de lugar para guardar equipamentos de pesca, mas que hoje são casas de veraneio da região. O lugar é encantador!
Coimbra
Nossa próxima parada foi em Coimbra, onde aproveitamos para almoçar. Essa foi a parada onde ficamos mais tempo, não apenas por ter sido a parada para o almoço, mas também por termos adorado a cidade.
Adoramos passear pelas ruas e escadarias de Coimbra (vá preparado, porque a cidade é uma eterna subida!). Visitamos a Sé Velha de Coimbra, que possui um lindo claustro de estilo gótico praticamente escondido lá dentro.
O almoço ficou por conta de um dos meus restaurantes favoritos da viagem toda (que saudade!): O Maria Portuguesa. O restaurante é bem pequenininho, deve contar com lugar para cerca de 10 a 12 pessoas e foi um almoço delicioso! Pedimos alheira, pão recheado com pernil e pão recheado com bacalhau. Deu água na boca só de lembrar, porque estava tudo muito gostoso. Além disso, o clima do restaurante também era muito agradável, com a cozinheira portuguesa cantando junto com o rádio, voltaria com certeza!
Antes de seguir caminho, fomos visitar a Universidade de Coimbra, que permite vistas incríveis da cidade, já que fica em uma localização super privilegiada. A Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento, além de ser também a maior do país.
Fátima
Nossa última parada antes de chegar a Lisboa foi em Fátima, porque eu queria muito conhecer o Santuário de Fátima. O Santuário é lugar de peregrinação para os católicos e preserva a memória do acontecimento que levou à sua fundação: a aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917. É extremamente impactante, um lugar muito bonito mesmo.
Resumo
Espero que a minha experiência de Porto a Lisboa de carro te ajude a planejar sua próxima aventura, mesmo que sejam outros destinos. Pra não esquecer, essas são as perguntas que você precisa responder durante o planejamento de uma viagem de carro:
- Qual o tempo total do trajeto desconsiderando as paradas?
- Quais são os pontos de interesse pelo caminho e quanto tempo os desvios do trajeto incluem no tempo total?
- Dado o tempo total de deslocamento, quanto tempo sobra para cada parada desejada?
- Posso dirigir nesse país sem documentação adicional? Caso não possa, como conseguir a documentação necessária?
- Como alugar um carro?
- Precisarei de um gps?
Que legal, Stehhhh! Adoramos sua roadtrip! Tô me considerando sua gêmea porque nossas estratégias de viagens são muito parecidas, e como vc é organizada! Parabéns!!! Excelente! Faz maissss! hahahahaha