Em abril de 2016 dedicamos um dia da viagem para passear de carro pela Toscana e conhecer Pisa, San Gimignano e Monteriggioni.
Valores pesquisados em outubro/2019.
A Itália é, sem dúvida, um dos meus países preferidos até agora. Junte paisagens lindas + melhor comida + vinhos incríveis e fica fácil entender o porquê.
Na minha primeira vez no país, um dos lugares visitados foi Florença (amor verdadeiro, amor eterno!) e nós decidimos alugar um carro e aproveitar um dia no entorno da cidade. Na lista de paradas: Pisa, San Gimignano e Monteriggioni.
Aluguel do carro e estradas italianas
Retiramos e devolvemos o carro no Aeroporto de Florença. Consultei preços para a mesma época da nossa viagem no ano que vem e os valores para um dia partem de aproximadamente 170 reais (Fiat Panda).
As estradas são muito boas e os italianos dirigem rápido! Junto com o carro alugamos um GPS para nos ajudar, mas se você tiver um chip internacional com internet isso se torna desnecessário. Não nos perdemos nenhuma vez, a sinalização é bem tranquila de acompanhar.
Pisa
Impossível deixar de passar por Pisa e ver a tão famosa Torre Inclina di Pisa, que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. Ela fica localizada na Piazza del Duomo e funciona como campanário para a basílica da cidade, com sete sinos. Com aproximadamente 56 metros de altura e 296 degraus, a torre já chegou a estar 5,5 graus inclinada, mas após restaurações inclina-se atualmente em cerca de 4 graus para sudoeste.
CURIOSIDADE | Os sete sinos tem os seguintes nomes: ‘Assunzione’ (ou ‘L’Assunta‘), ‘Il Crocifisso’, ‘San Ranieri’ , ‘La Terza’, ‘La Pasquereccia’, ‘Il Vespruccio’ e ‘Dal Pozzo’.
O ticket para subir custa 18 euros e é vendido por faixas de horário para controle de fluxo. Eu recomendo muito a subida. A experiência é interessantíssima porque você tem a sensação de “subir uma descida” e “descer uma subida” conforme vai dando a volta na torre. Lá de cima fica ainda mais evidente o quanto ela é torta:
Além da torre, a basílica e o batistério são construções lindas que valem a sua visita!
San Gimignano
No finalzinho da manhã chegamos na cidade medieval de San Gimignano. A sensação foi a de entrar em um cenário de Game of Thrones, porque a cidade é toda murada e com ruas estreitinhas.
Eu sempre me surpreendo como a vida se adapta a cidades como essa. A interferência moderna na arquitetura é mínima, quase inexistente, por isso essa sensação deliciosa de viagem no tempo.
Sentamos para almoçar na praça principal da cidade com vista para o poço em que as crianças brincavam de eco (brinquei também, óbvio!), mas eu também já estava pensando na sobremesa: um delicioso gelato! A Gelateria Dondoli, sob as talentosas mãos de Sergio Dondoli, fica localizada na Pizza della Cisterna e é super premiada nacional e internacionalmente (sério, tem um prêmio de melhor sorvete do mundo e eu queria demais ser jurada!). Eu vou só deixar a foto aqui porque a lembrança está me dando água na boca…
Monteriggioni
Depois desse sorvete maravilhoso, pegamos estrada rumo ao castelo de Monteriggioni, que fica no alto de uma colina, o que proporciona uma vista incrível da estrada na chegada.
Monteriggioni é uma cidade fortificada, sendo possível passear pelas suas muralhas. Infelizmente chegamos tarde e por isso não conseguimos fazer o passeio, mas pareceu incrível!
Acredito que por causa do horário que fomos, a cidade já estava bem calma e mais vazia. Pegamos um pôr do sol de lembrar pra sempre, um dos mais lindos que já vi. Assim como San Gimignano, Monteriggioni permite uma viagem no tempo e é um lugarzinho que parece intocado. Foi o encerramento perfeito para o nosso dia de carro pela Toscana!
Fim do dia
Perto das 9h da noite, finalizamos nosso passeio de carro pela Toscana ao abastecer e devolver o carro na locadora. O que ninguém te conta é que estávamos tão cansados que pegamos um lanche do McDonald’s a caminho do nosso airbnb e jantamos por lá mesmo estando na Itália! 😉
Pingback: 3 coisas incríveis para fazer em Milão - Outra vez férias
Pingback: Guia completo: bate e volta de Lisboa para Sintra - Outra vez férias